
Dez anos depois, as aventuras continuavam, mas Bento sentia que uma aventura diferente ainda estava por vir. Os seus dias eram sempre novos, cheios de descobertas através dos aprendizados que recebia, dos incríveis livros que lia e de todas as suas atividades que fazia.
Nos últimos dias, eles estava a pesquisar sobre informações de outros países em um atlas antigo que ganhara de seu pai. As informações já estavam um pouco ultrapassadas, mas, para ele, aquele livro era extraordinário.
Em uma tarde, após uma noite anterior cheia de sonhos estranhos e uma manhã de estudos, estava em casa procurando seu atlas, mas não encontrava em lugar nenhum. Já estava chateado de tanto procurar e não achar, perguntou a todos de sua casa, mas ninguém sabia onde estava. Temia que algum de seus irmãos tivesse pegado e danificado o seu livro, mas resolveu procurar melhor antes de acusar alguém.
Então ele tirou parte da tarde para procurar o seu atlas, deixando até mesmo de lanchar, aquele livro era mesmo especial para ele. Tirou todos os livros da estante e foi guardando de volta um por um e começou a lembrar das grandes leituras que tivera e das que ainda poderia ter.
Enquanto guardava os livros, viu um que nunca vira ali antes, um livro de capa preta sobre a vida de São Bento. O nome não chamou sua atenção, já conhecia o santo de todas as histórias que seus pais lhe contavam, mas aquela medalha o chamou atenção, tentava lembrar o porquê resgatando em suas memórias.
Lembrou-se então de um de seus sonhos da noite anterior. No sonho, Bento andava em um local totalmente escuro, não conseguia enxergar nem mesmo o seu próprio corpo. Andava sem rumo. Então começou a pedir a Deus para que o ajudasse a enxergar e, a medida que falava mais com Deus, uma luz aparecia, mas ainda bem distante. Foi então que ele entendeu tudo aquilo e seu coração ia se preenchendo de fé. Ele não perdeu tempo, correu ao encontro daquela luz. Ao chegar lá, pensava que veria o seu Senhor, mas, na verdade, havia ali uma medalha que brilhava no chão, era a medalha de São Bento. Ao tocá-la, ele despertou.
