Bento e a medalha

Bento e a medalha – Capítulo 5: Os cães

No dia seguinte, Bento, antes de ir para a escola, ainda tentou encontrar a sua medalha, mas sem sucesso. Saiu de casa desanimado. No recreio não saiu para brincar ou conversar e, na volta para casa, permaneceu silencioso. Enquanto isso, Clara e José estavam agitados com o início das férias ao mesmo tempo que davam espaço para Bento, já que ele não queria conversar muito.

Ao chegar em casa, Bento foi rapidamente ao encontro de sua mãe.

— Desculpe, Bento, limpei tudo e não encontrei nenhuma medalha. Podemos comprar outra para você se quiser.

Bento apenas respondeu que não precisava e, com o mesmo desânimo da manhã, foi para seu quarto tirar seu uniforme para ir almoçar. Sua mãe não entendera o que havia de tão especial naquela medalha.

Depois do almoço, ele avisou a sua mãe que iria na casa de José brincar um pouco. Mas, ao sair pelo portão, algo inesperado aconteceu, acabou tropeçando na calçada e, repentinamente, caiu apoiando-se com as mãos no chão. Quando olhou para o chão, esqueceu a dor de sua queda, pois havia encontrado ali no chão a medalha que perdera, ela continuava a brilhar.

Bento ficou sem entender como ela foi parar ali, mas, por ela ser redonda, poderia ter rolado da sala até por baixo do portão. Ele estava feliz novamente. Pensou em ir até sua mãe contar que havia achado, depois pensou em ir contar a seus amigos também. Mas, antes de se levantar e pegar a medalha, aproximaram-se alguns cães raivosos na esquina. Eles corriam em direção ao Bento, que não teve muito tempo de pensar no que fazer e ficou sem reação, apenas fechou os olhos e confiou em Deus, como havia feito em seu sonho.

Alguns segundos depois, tudo estava em silêncio, não se ouvia mais os latidos dos cães. Ele, vagarosamente, abriu os olhos. A luz da sua medalha havia aumentado de intensidade, estava como no sonho. Os cães estavam ali deitados a sua frente, mansos. Ele estava perplexo com tudo aquilo e sem entender nada.

Com o acontecimento, sua mãe gritou de dentro de casa perguntando se estava tudo bem, pois havia ouvido os latidos dos cães. Com os gritos, os cães se assustaram e foram embora. Bento apenas pegou a medalha, o brilho dela havia sumido naquele momento, ele não sabia como explicar aquilo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.